sábado, 18 de janeiro de 2014

Pappardelle ao molho de Strogonoff Dukan

O bom do fim de semana é que a gente tem tempo para se aventurar na cozinha e experimentar receitinhas novas, né?


A escolha de hoje foi macarrão! Depois de 10 dias de dieta, estava louca por uma gordice! Mas, como gordices não me pertencem mais, resolvi testar uma receita que apareceu ontem lá no grupo Dukan Brasil do Facebook.



Olha, tenho que confessar, deu um trabalho do cão, quase chorei, quase joguei tudo no lixo, mas como o leite em pó desnatado é caro "bagarai" e eu sou muito mão de vaca contra desperdício de comida e $$, persisti. A parte boa foi que, com 35ºC à sombra aqui em Porto Alegre, suei bicas e devo ter queimado umas 600kcal no processo, kkkkk!



Vamos à receita?


Massa do macarrão:
(Fase Cruzeiro PP)

1 e 1/2 xícara de leite em pó desnatado
1/2 xícara de amido de milho (atenção, é tolerado!)
1 ovo
1 pitada de sal
25 ml de água
muita paciência para abrir a massa


Este último ingrediente é o mais importante e o que tinha menos disponibilidade aqui em casa!!! :P Foi bem difícil, primeiro ficou muito mole e acabei acrescentando mais 2 colheres de sopa de leite em pó e 1 colher de sopa de amido de milho. "Enfarinhei" bem a bancada com amido e comecei o processo... Aí a coisa vai secando, tu pões mais água, fica muito mole, taca amido de novo e por aí vai! Fiquei morrendo de medo de que a quantidade final de amido ultrapassasse a tolerada pelo Dr. Dukan. Comecei também a pensar numa outra utilidade para o rolo de massa que ganhei do marido ontem!



Depois de espernear, suar e desistir de jogar no lixo, resolvi que talharim era exigir demais da minha pessoa sem paciência e resolvi cortar tipo Pappardelle. Tipo mesmo, porque a coisa vai quebrando toda, um porre. Ah, corta com uma faca mesmo, daquelas tipo peixeira ou de churrasco, faca de serrinha não rola. E no fim queria morrer porque foi mais de uma hora de trabalho para render isso aí:






Pensa numa pessoa frustada! Essa receita é para render 3 porções, ou seja, eu poderia comer apenas 1/3 disso depois de cozida... Ódio define! Mas, já que tinha chegado até aqui, e brasileiro não desiste nunca, segui com os planos.

Uns 4 a 6 minutos na água fervente, com um fiozinho de óleo, e está cozido o macarrão. É meio que nem gnocchi (ou nhoque/inhoque para quem não fala italiano, hehe): subiu tá pronto! Escorra e reserve.

Strogonoff Dukan:
(Fase Cruzeiro PP)

300 gramas de file mignon cortado em tiras
1/2 cebola picada
1 fiozinho de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta moída a gosto
creme de ricota

Refoga a cebola no azeite até ficar douradinha e junta a carne, já temperada com o sal e a pimenta. Depois de fritinha a carne, joga o creme de ricota por cima e voilá! O creme de ricota é o substituto do creme de leite, como dá para perceber, já que o último tem muita gordura para ser usado na Dukan.

E para surpresa geral da nação dukaniana, aí está meu pratinho, com exatamente 1/3 da massa depois de cozida:





Siiiiim, a bichinha rende horrores depois de cozida, ufa! Apesar de ter ficado mega gostoso e lembrar muito, mas muito mesmo, um macarrão normal, tive que me esforçar para conseguir comer tudo! Ah, o parmesão para salpicar tem que ser o light, ok? E em quantidade beeeem menor que a que se usa normalmente, só para dar um toquinho.

Descobri hoje que existe uma outra receita, que usa farinha de glúten, que aparentemente é menos chata que essa para fazer, prometo que vou testar e postar aqui.

Bjks e bom findi!




Nenhum comentário: