sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dukan Goji Berry Scones

Ai, que saudaaaaades de NYC!!!! Hoje de tarde bateu saudade e fui olhar meu álbum de fotos da viagem... Dei de cara com uma foto do maravilhoso Blueberry Scone do Starbucks e S-A-L-I-V-E-I! Na foto ele está dentro do saquinho rosa, mas eu sei que ele estava alí antes de eu devorá-lo, hehe! E o nome no copo? Quem já viajou para os EUA e tomou café no Starbucks já viveu esta lenda urbana: eles NUNCA acertam teu nome, kkkk!


O scone não é muito conhecido no Brasil, mas é muito popular no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. Se a gente quiser comparar com alguma receita popular no Brasil, seria com "Pão de Minuto", que tem milhares de variantes espalhadas pela web! A semelhança é pelo uso do fermento químico em vez do biológico. Corri pro oráculo catar uma receita de Dukan Scone e não é que achei? Como sempre dei uma adaptada, hehe!

Scone de Goji Berry Dukan:
(cruzeiro por causa da Goji, sem pode no ataque)

3 colheres de sopa de farelo de aveia
3 colheres de sopa de PIS (proteína isolada de soja) ou amido de milho
1 ovo
1 colher de requeijão zero/light
1 colher de sopa de adoçante culinário
1 colher de café de fermento químico
1 colher de sopa de goji berry

O primeiro passo é colocar as gojis para hidratar em água. Separa a gema da clara e bate as claras em neve. Em outro recipiente, bate as gemas e mistura o requeijão até ficar bem homogêneo. Num terceiro recipiente, mistura o farelo de aveia, a PIS/amido, o adoçante e o fermento.
Junta as gemas e o requeijão às claras batidas em neve, mexendo suavemente, até misturar bem, adiciona os ingredientes secos e por último as gojis já "escorridas".

Com uma colher ou concha, acomoda as porções, do tamanho que preferir, sobre uma folha de silicone ou assadeira untada e enfarinhada e leva ao forno pré aquecido por  8 a 10 minutos. Eu fiz a receita dupla (6 colheres de farelo) e fiz 6 scones, assim ficou mais fácil saber quantos dá na minha cota de farelo do dia, hehe!





É uma excelente opção para café da manhã e até para quem precisa levar lanche para o trabalho! O gosto do farelo praticamente desaparece, para quem não curte muito é uma boa receita. A textura não é beeeeem de um scone tradicional, que fica crocante e esfarelando (huuuuuuum!), mas fica bem gostosinho. Até coloquei meu café preto na mug I "heart" NY para fazer um clima. :P





Eu fiz com PIS porque não queria usar dois tolerados (a goji é recomendada, pois auxilia na perda de peso, mas é considerada tolerado, 1 colher de sopa/dia). Com amido de milho deve ficar mais gostoso ainda, eu acho que a PIS deixa tudo meio borrachudo, kkkkk!

Bjks e bom findi.

Nenhum comentário: