terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Esfihas Dukan: Carne e Quatro Queijos



Hoje dei uma passadinha no Habib's, sqn! Hahahaha! Eu A-D-O-R-O uma comida árabe, acho que aparecerão várias versões Dukan de pratos árabes por aqui. Mexicanos também amo e prometo tentar algumas receitas, a exemplo do Burrito de Machaca, mas comida mexicana me parece ser um pouquinho mais complicado de adaptar... Veremos nestes próximos meses se rola algo.

Para a massa da esfiha, fiz uma adaptação da receita do pãozinho de farinha de glúten, no lugar da água usei o soro que sobra da drenagem do iogurte caseiro que vira grego, hehe.


Massa:
(todas as fases)

200 gramas de farinha de glúten
1 pitada de sal
5 gramas (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco
50 mililitros de soro de leite morno ou água morna
1 colher de sopa bem cheia de iogurte grego

Misturar todos os ingredientes, com as mãos mesmo, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Sovar bem, até que fique elástica (pode espichar bem, sem romper). Dividir em 10 partes e modelar bolinhas. Colocar sobre uma assadeira untada e levemente enfarinhada (com a farinha de glúten) e deixar crescer por uns 30 minutos, coberto com um pano de prato limpo e levemente umedecido. Depois de crescido, amassar as bolinhas, fazendo uma "casinha"  no meio para colocar o recheio. Colocado o recheio é só levar ao forno pré-aquecido (220ºC) por 15 a 20 minutos. Nunca é demais lembrar que a farinha de glúten pode ser consumida 100 gramas, um dia sim um não, ou três vezes por semana, há controvérsias! Eu procuro consumir os 100 gramas apenas uma vez na semana, quando bate o desespero por pão/farinha.

Recheio de Carne:
(todas as fases)

200 gramas de carne moida
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 tomate picado
Hortelã picada a gosto
Sal e Zathar ou pimenta moída a gosto

Misturar tudo e colocar sobre a massa, cru mesmo. A minha hoje aproveitei o guisadinho que sobrou do almoço, por isso ficou mais "bronzeado", kkkkkkk! Colocando cru fica bem parecidinha com a do Habib's e mais molhadinha também, mas eu adoro uma reciclagem, sabe? :P

Recheio de Quatro Queijos:
(cruzeiro)

100 gramas (1 fatia bem grossa) de ricota esfarelada
100 gramas de mozzarella light ralada
2 colheres de sopa de cottage
2 polenghinhos sabor gorgonzola
Pimenta moída a gosto


Amassar e misturar tudo, rechear as esfihas e pronto! Delícia!!!

E já que falei do guisadinho que sobrou do almoço, aqui está ele cumprindo sua função primária, que era matar minha vontade de panqueca. A massa da panqueca é a mesma da torrilla do Burrito e o guisadinho dispensa receita, né? Por cima coloquei um restinho de coalhada seca, que nada mais é que o iogurte grego batido com suco de limão e zathar.




Bjks!


Nenhum comentário: