segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Hambúrguer Gourmet Caseiro

Voltei para postar a jantinha de hoje: hambúrguer! É bem bom, né? 


Não estou falando de cheese "xis" burguer de trailer, que é bom também, só não dá para encarar com muita frequência, pela gordurada que vem junto. Ovo, milho, ervillha, bacon... Simplesmente não dá! Além do que, aqui no sul, xis vem prensado, então é realmente outro lanche, hehe!

Estou falando daquelas delícias, preparadas com capricho e ingredientes selecionados, que se come nas boas hamburguerias de São Paulo, cidade brasileira mestre na iguaria, e New York! Hambúrguer de carne boa, tipo alcatra, filé, picanha, cordeiro, huuuuuum! A apresentação também é importantíssima, já que a gente também come com os olhos, né? E realmente, tem outro sabor.

Aqui em Porto Alegre as Hamburguerias Gourmet são relativamente recentes, começaram a surgir acho que de uns 3 ou 4 anos para cá. Normalmente os preços destas delícias nas boas casas do ramo são um pouco proibitivos para apreciar todo dia com a frequência que eu gostaria... Na minha favorita de POA, a última vez que fomos, gastamos R$ 80,00 por 2 sanduíches e 2 águas. :o

Foi então que comecei a fazer os meus hambúrgueres em casa, muito antes de começar a dieta. O que veio bem a calhar, pois fazer o próprio hambúrguer é uma das recomendações do tio Dukan.

Hambúrguer Caseiro:
(todas as fases)

1 kg de carne moída
1 cebola
2 dentes de alho
1 fiozinho de azeite
sal e pimenta a gosto

Bate todos os ingredientes, menos a carne, no liquidificador, até formar uma pasta. Pode picar na mão também, não muda o gosto, só fica mais chatinho para incorporar à carne. Junta esta mistura à carne e pronto. Os de hoje eu fiz com alho e cebola picados na mão, porque quebrei o copo do liqui e ainda estou esperando a assistência me entregar um novo. A receita acima é como faço os meus, mas pode acrescentar os temperos que quiser.

Faz bolinhas bem grandes, tipo almondegão, que encham as mãos. Para transformar em hambúrguer é só achatar e modelar, com a mão mesmo, com um potinho redondo ou com esta maravilha da cozinha moderna:



Só não aperta muito, pois quanto mais altinho e menos manipulado, mais suculento fica depois de pronto! Eu disponho os meus sobre uma faixa de papel filme e depois de modelados fecho e taco no freezer, ter hambúrguer no congelador é sempre uma baita mão na roda!



Mas e o pão do hambúrguer? Simples, pãozinho de farinha de glúten! Só que desta vez modelei redondinho:



E para rechear a gostosura, só alimentos permitidos ou tolerados: requeijão light ou maionese dukan, mostarda Heinz, mozzarella light, alface americana, rúcula e tomate:


O hambúrguer pode ser feito na frigideira antiaderente, assado no forno ou na Air Fryer! Como eu já tinha sequestrado a fritadeira da mammy para o almoço, óbvio que usei, né? Das três formas foi a que achei que deixou o hambúrguer mais suculento! 20 minutinhos, colocando ele congelado mesmo, e pronto.



Nem parece de dieta, né? Bjks e boa semana!


Nenhum comentário: