sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Escada Nutricional Dukan

Atualizado em 20/04/2014, com informações dos livros francês e italiano e do grupo sobre a nova dieta Dukan do Facebook. Itens atualizados em vermelho e itálico.


Finalmente no ar o post sobre o novo método proposto pelo Dr. Dukan, que foi lançado na Europa mês passado. Ainda não temos informações oficiais sobre este método no Brasil, mas algumas assinantes do site oficial brasileiro perguntaram e a previsão é que chegue por aqui até o final deste ano.

Resolvi então juntar informações disponíveis nos sites oficiais americano e francês,  além de alguns outros sites e blogs. Traduzi e resumi para por aqui. Semana que vem será lançado o livro na Itália e uma companheira dukaniana que mora lá irá passar mais informações, ebaaaaa! Vamos atualizando aqui conforme forem surgindo mais informações, então fiquem ligadas, hehe!

Mas afinal de contas, o que é a Escada Nutricional?

Basicamente, o método consiste na adição de um grupo alimentar a cada dia da semana, formando uma escada com 7 degraus, um para cada dia da semana.



O que acontece, mais ou menos, é que acabamos tendo as três primeiras fases da dieta em uma única semana. O programa deve ser seguido até que se atinja o peso desejado. Depois parte para a consolidação do método tradicional, 10 dias por quilo mandado para a terra do nunca mais. 

Resumindo: de segunda a domingo, subindo a escada e, na segunda seguinte, começa tudo de novo! Não é obrigatório começar na segunda, tu escolhes o dia que melhor te convier, mas que segunda é o dia mundial de começar dieta, ah é, né?

O emagrecimento é mais lento que no método tradicional, que fique bem claro!!! Em estudo feito na França, com 80 pessoas, por 2 meses, a perda média foi de 700 a 800 gramas por semana. Segundo o site francês, é indicada para quem tem pouco peso para eliminar (cerca de 5 quilos), quem ganhou uns quilinhos depois da última dieta, para quem não se adapta bem ao método Dukan tradicional, por conta das restrições ou para quem não tem pressa, kkk!



* Não fracionar significa que esta porção deverá ser ingerida em uma única refeição. Os carboidratos sugeridos são: 210 gramas de lentilha, feijão branco ou grão de bico, 200 gramas de quinoa, 190 gramas de macarrão integral ou 170 gramas do comum, 190 gramas de milho em espiga ou 160 de grãos, 170 gramas de arroz basmati, 170 gramas de arroz integral, 150 gramas de arroz branco, 140 g de batata doce, 80 gramas de batata inglesa/branca. E o peso é do prato já cozido. 
Como escolher o amido: começar por aquele que mais gosta, privilegiando o prazer!! Se não tiver preferência, escolher a lentilha ou a quinoa, pelo menor índice glicêmico.

Enfim, são basicamente os mesmos permitidos na consolidação (ver livros "Eu não consigo emagrecer" ou "O método Dukan ilustrado").

** Na refeição de gala pode comer o que quiser, porém sem repetir o prato. Pode conter uma entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho.

Além destas orientações, é obrigatório o consumo de 1 e 1/2 colher de farelo de aveia, todos os dias, e no mínimo 1,5 a 2 litros de água. A atividade física é a mínima recomendada, eu com certeza faria mais que 10 a 20 minutos. Tolerados não são citados nos livros francês e italiano, então vamos assumir que não são permitidos, ok? Os laticínios continuam sendo 0% de gordura, com exceção dos 40 gramas de queijo que entram no dia 5. Nos demais dias, somente 1 tolerado por dia. 

Há alguma controvérsia sobre a quantidade de frutas, se duas, uma ou 150 gramas por dia, nas pesquisas que fiz. Na dúvida eu optaria por uma apenas. De acordo com o livro italiano, são 150 gramas de frutas, sendo 1 porção de morangos ou framboesas,1 laranja média , 2 bergamotas (tangeninas ou mexiricas), 2 figos frescos, 2 kiwis médios , 1 maçã media, 1 pêra media, 1 rodela de 2cm de abacaxi, 1/2 melão médio, 1 talha de melancia, 1/2 manga, 1/2 mamão papaia. 
Estão proibidas bananas, uvas, cerejas , frutas secas  ou oleosas.

O queijo poderá ser um pouquinho mais gostoso gordo, até 50% de gordura. Exemplos: gouda, massdam, edam, taleggio, parmesão, curado, de cabra, gorgonzola, enfim, praticamente qualquer queijo delicioso, kkk!

Este post e mesmo este novo método não dispensam a leitura do livro!!!! É lá que estão as informações importantes sobre como levar a dieta (e a vida) com saúde!!!

Ando bem a fim de experimentar o novo método. Embora ainda tenha 16 quilos para mandar para a pqp a terra do nunca mais, acho bastante interessante para evitar jacadas, hehe! É, eu jaco um pouco... Acho também que será mais fácil fazer a mammy e o marido aderirem. Devo começar depois da Páscoa, pois tenho um casório para ir no sábado e quero emagrecer bem ainda esta semana, hehe!

Que fique claro, farei por minha conta e risco, já que não há orientação oficial sobre a Escada Nutricional no Brasil, ainda.

Bjks e até logo mais com mais uma receitinha.


4 comentários:

Katia Matta disse...

Ola,estou co conhecendo hj se blog,pois minha filha me mandou sua receits de ciabatta. Estou adorando! !!! Realmente o que sinto falta na dieta é de comer uma fruta de vez enquando. Preciso mandar pra....mais uns 50kilos, eliminamos , minha filha e eu, 15 kilos cada uma. Parabéns pelo seu blog e qd souber algo mais sobre essa escada, passe pra nos.

Ale disse...

Oi Katia! Seja bem vinda e parabéns pelos quilos mandados para aquele lugar, hehe! Sobre a Escada Nutricional, as informações que tenho são estas, esperando a amiga da Itália ler o livro e atualizar... Pode deixar que posto aqui se tiver novidades!

Cris de Carvalho disse...

Oi Ale! Muito obrigada pela explicação pois de tudo que já li na ner a respeito da escada o seu blog foi o mais esclarecedor.
Mas fiquei com uma pequena dúvida com relação aos tolerados pois, pelo que parece, em nenhuma das duas edições, nem na francesa e nem na italiana, há qualquer menção sobre tolerados.
Você sabe se ele fala alguma coisa?
Te agradeço por compartilhar tanta coisa boa.
Beijinho e uma linda semana para ti!

Ale disse...

Cris, vi que estás participando do tópico sobre o assunto dos tolerados lá no grupo do Facebook. Eu tb tinha essa dúvida! Como disse no post, as informações vieram de alguns outros blogs, além dos sites oficiais. Como as meninas que tiveram acesso aos livros francês e italiano disseram que não são citados tolerados, vamos assumir, pelo menos por enquanto, que não pode mesmo, né? hehe! Vou atualizar o post. Obrigada.