terça-feira, 14 de outubro de 2014

Bolovo Dukan

Já conhece o bolovo?

Segundo a Wikipedia:
"O nome se tornou bem conhecido no Brasil após o programa Hermes e Renato ter feito um especial de Natal, especial este que apresentava uma esquete sobre os "perigos do Bolovo".
Numa clara paródia do filme Super Size Me, o "cobaia" do programa se submeteu a uma dieta de uma semana de "bolovo", enquanto discorria sobre a origem do salgado (um acidente entre três caminhões, um com massa, um com carne moída e um com ovos cozidos), sobre sua súbita propagação e sobre o domínio que tal receita viria exercendo no cardápio dos bares do país, superando o ovo colorido em preferência. Segundo o próprio protagonista, um bolovo equivaleria ao veneno de quinze cobras naja. Durante esta semana, vários efeitos fisiológicos se manifestam (alegadamente devido a "toxicidade" do salgado), e no final do período, após administrar bolovo batido via intravenosa, o protagonista morre, mais uma "vítima" da "ameaça" do bolovo.
O "bolovo" se popularizou muito após essa esquete, dando origem a vários sites e blogs humorísticos."
Mas muita calma nessa hora!! Nosso bolovo Dukan só vai matar aqueles malditos quilos a mais, hahaha!
A receita é facílima e fica uma delícia. E é também mais uma daquelas receitas para quem não consegue consumir o farelo de aveia no iogurte, por exemplo. #ficaadica

Bolovo Dukan:
200 gramas de carne moída
1/2 cebola picada bem pequeninha (ou processada)
1 dente de alho bem picadinho
sal e pimenta moída a gosto
1 fiozinho de azeite de oliva
2 ovos cozidos (com a gema dura)
1 colher de sopa de farelo de aveia (ou mais se quiser, eu já tinha comido 1 de manhã...)

Na real, a receita acima é a mesma do hambúrguer caseiro
Hoje eu fiz o kibão Dukan para o almoço e sobrou um pouquinho da carne temperada, por isso resolvi fazer o bolovo, hehe! Então já sabe, o bolovo é uma receita "versátil ao contrário", sai sempre igual com diferentes "sobras" de carne moída, kkk!

A montagem é ridícula de fácil: pega a carne, molda na mão, faz a galinha e põe o ovo no meio (tá, foi infame essa! :P ) e fecha com mais carne, moldando bem para não abrir quando for "fritar". 



Empana no farelo de aveia e voilá!
20 minutos na Air Fryer e corre pro abraço.

Não ficou muito bonito, pois foi o primeiro que fiz... Já deu para notar que tem que fazer uma camada mais espessa ou parelha de carne, né? Eu também não tinha frescurinhas/ervinhas para decorar, então a foto vai assim mesmo, tosca, kkk!
Bjks e até a próxima receita.





Nenhum comentário: