quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pão de Hambúrguer Integral Caseiro (Máquina de Pão)

E segue a saga de tentar fazer tudo com o máximo possível de farinha integral. Minha dieta agora não segue nenhuma orientação específica, tipo Dukan, South Beach, Paleo, whatever! Estou seguindo o meu próprio Low Carb, hehe, ou seja, reduzindo a ingestão de carbos ao mínimo e, quando bater muita vontade, comer carbos integrais.

E assim chegamos à receita do

Pão de Hambúrguer Integral Caseiro:

1¼ xícaras de leite desnatado (ou semi) morno
1 ovo batido
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
2½ xícaras de farinha de trigo integral
1½ xícara de farinha de trigo branca
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Na Máquina de Pão: coloca os ingredientes na ordem acima e liga o ciclo amassar. 
Quando estiver pronto, faz bolinhas com as mãos e dá uma achatadinha nela. Acomoda em forma untada e enfarinhada, tapa com um pano de prato e deixa crescer até dobrar de tamanho. 

Antes de crescer...
...depois de crescidos!

Como aqui somos somente 2, fiz dois pãezinhos de hambúrguer e o restante da massa coloquei na forma de silicone. Amanhã vemos se ficou bom o pão de forma, hehe! Assa em forno preaquecido em 180ºC por uns 20 a 30 minutos.

Na mão: mistura bem os ingredientes e sova por uns cinco minutos. Se a massa ficar muito grudenta, coloca um pouco mais de farinha branca. Deixa crescer por uma hora mais ou menos ou até dobrar de tamanho. Faz as bolinhas com as mãos como descrito acima, deixa crescer novamente até dobrar de volume e assa.

Para o recheio, hambúrguer caseiro, queijo light, maionese de iogurte ou pasta de ricota, pickles e mostarda sem açúcar (Heinz ou Dijon). Não ficou muito bonita a apresentação, sorry! Mas ficou gostoso... ;)


Sou feinho, mas sou gostoso!


Bon apetit!

Nenhum comentário: